Pular para o conteúdo principal

Instalando o Visual Paradigm for UML no Ubuntu

A maioria de nós, profissionais que trabalham com análise e desenvolvimento de sistemas, temos alguma necessidade de documentar os resultados das etapas do nosso trabalho. Ao modelar um banco de dados precisamos criar um DER para documentar o banco que será criado. Ao fazer o levantamento de requisitos podem surgir demandas por casos de uso, diagramas de atividades, diagramas de sequência, etc. 
Existem diversas ferramentas para o sistema operacional Linux que oferecem recursos para criação destes diagramas. Podemos citar alguns exemplos de ferramentas para esta finalidade como o StarUML, ArgoUML, etc.
Depois de fazer uma avaliação dessas ferramentas na prática, adotei como padrão para meus projetos de desenvolvimento o Visual Paradigm for UML. Mas, o que me levou a escolher o Visual Paradigm for UML para meus projetos? Várias características, porém destacam-se, a facilidade de uso e aprendizado da ferramenta, uma vez que no site oficial do produto há vários tutoriais e também muita fonte de pesquisa. A estabilidade do sistema é muito boa, a aparência visual dos diagramas que o sistema gera e o preço, afinal possui licenças e valores para diferentes tipos de usuários e o melhor de tudo, uma versão gratuita para fins não comerciais.
Neste post vou mostrar como baixar e instalar o Visual Paradigm no Ubuntu. Mais informações sobre o software podem ser encontradas no site oficial. Também há uma versão do sistema para Windows e os projetos criados entre as diferentes versões do Visual Paradigm em diferentes sistemas operacionais são totalmente compatíveis uns com os outros.
Para fazer a instalação, a primeira coisa é baixar o Visual Paradigm for UML. A ferramenta é disponibilizada em cinco tipos diferentes de licença. As versões disponíveis são: Modeler, Standard, Professional, Enterprise e Community Edition. Você pode encontrar mais informações sobre cada uma delas aqui.
Iremos fazer a instalação da versão Community Edition. Esta versão pode ser baixada e usada gratuitamente desde que não seja para fins comerciais.
Para fazer o download do Visual Paradigm for UML CE acesse a página de download e baixe o arquivo compatível com sua versão do Ubuntu, não se esqueça de selecionar a opção correta entre as opções de 64 ou 32 bits.
Depois de fazer o download, abra o terminal e acesse a pasta onde o arquivo foi salvo para executar o instalador. No meu caso, o arquivo foi salvo na pasta de Downloads do usuário, portanto o comando para acessar a pasta:

$ cd ~/Downloads/

Para executar o instalador do Visual Paradigm for UML digite o seguinte comando no terminal:

$ sh Visual_Paradigm_CE_Linux_64bit_11_1_20140604.sh

A primeira tela que será apresentada pelo instalador é a tela de boas vindas e você só precisa clicar em Next.



Em seguida é mostrada a tela com o acordo de licença do software. Nesta tela, marque a opção "I accept the agreement" e clique no botão Next.


Na próxima tela você deve digitar ou selecionar o caminho da pasta onde o software será instalado e clicar em Next. Na minha instalação, eu mantive as configurações padrão do instalador.



O próximo passo é selecionar onde os links simbólicos do programa Visual Paradigm for UML serão criados. Digite o caminho para criar os links ou mantenha a configuração padrão e clique em Next. 



Depois de clicar em Next o instalador irá começar o processo de instalação do Visual Paradigm for UML. Quando o instalador terminar de executar todos os passos da instalação, clique em Finish para iniciar o Visual Paradigm for UML.


Quando você executar o programa pela primeira vez, o sistema irá apresentar à você a tela de agradecimentos pela instalação. Para utilizar a versão Community Edition do Visual Paradigm for UML, clique no botão "No thanks, just start Visual Paradigm" na tela apresentada, como é apresentado na imagem abaixo.


Chegamos ao fim da instalação do Visual Paradigm for UML no Ubuntu.
Um grande abraço à todos e até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando um Servidor de Arquivos no Linux com o Samba

Hoje em dia, em redes domésticas é comum a presença de um roteador que faz o compartilhamento do acesso à internet entre os diversos dispositivos conectados à rede. Também é comum haver apenas uma impressora compartilhada para todos os dispositivos conectados à rede. Outra necessidade comum em uma rede de computadores é o compartilhamento de arquivos. Compartilhar arquivos permite que você grave seus arquivos em apenas um local, um computador ou um HD externo, e acesse estes arquivos de qualquer outro dispositivo conectado à rede. Os dispositivos que disponibilizam um determinado serviço pela rede para que outros dispositivos se beneficiem destes serviços são chamados de servidores. O dispositivo responsável por receber o sinal de internet e disponibilizá-lo na rede para outros dispositivos é chamado Servidor de Internet. Um computador que tem uma impressora instalada e compartilha esta impressora com outros dispositivos, é chamado Servidor de Impressão. Da mesma forma, os computa

Instalando e Configurando o PostgreSQL 9.3 no Linux Mint

Há alguns meses atrás, escrevi um tutorial que ensina como instalar o PostgreSQL 9.1 no Ubuntu 12.04. Neste post vou mostrar como instalar e configurar o SGBD  PostgreSQL , versão 9.3 no Linux Mint 17 Qiana. 1º Passo - Abra o terminal e baixe os pacotes de instalação do PostgreSQL. $ sudo apt-get install postgresql-9.3 Se for a primeira vez que executa o comando "sudo" nesta seção do terminal, o Linux irá pedir para você digitar a sua senha de usuário. 2º Passo - O Linux irá verificar quais são os pacotes que deverá fazer o download. Em seguida, responda "S" (Sim) para a pergunta "Você quer continuar? [S/n]" e pressione ENTER. A instalação do SGBD está completa. Agora vamos fazer alguns ajustes iniciais no PostgreSQL. A primeira coisa para fazer é alterar a senha do usuário 'postgres'. Este usuário é criado durante a instalação do SGBD e será usado para fazer as configurações do PostgreSQL. Primeiro altere o usuário atual para &q